PORTES GRÁTIS | ENCOMENDE ATÉ ÀS 15H E RECEBA NO DIA ÚTIL SEGUINTE
Imagem Alt

Flores no Cais

Dicas para Cuidar de Orquídeas - Luminosidade

5 Dicas para uma Orquídea Bonita e Saudável

As orquídeas são plantas muito especiais: desde as maravilhosas cores que as pintam, a textura macia das suas pétalas, o seu formato natural tão elegante e vaidoso…

Muitas vezes o mais difícil para termos uma Orquídea no nosso cantinho é sem dúvida saber cuidar dela. Pois bem, a pensar neste pormenor, decidimos fazer este artigo com cinco dicas para uma Orquídea bonita e saudável.

A luminosidade importa

Comecemos pela luz! Todos sabemos como é importante a luminosidade para as nossas plantas e flores, pois só desta forma conseguem realizar a tão importante fotossíntese. As orquídeas gostam de claridade mas não precisam de sol direto pois deste modo, estamos a acelerar o processo de desidratação da planta.

Hidratar para crescer

Outro ponto muito importante: a rega! A orquídea não tem uma periodicidade exata de rega, depende do estado das raízes: se estiverem verdes, viçosas e com aspeto húmido, não precisa de a regar.

Se, por outro lado, aparentarem estar secas, acastanhadas ou acinzentadas então está na altura duma rega! Neste ponto, é essencial explicar que para conseguir observar da melhor maneira as raízes da Orquídea aconselha-se que tenha um vaso translúcido, que poderá depois estar dentro dum vaso mais bonito para efeitos estéticos e decorativos. Assim é fácil retirar o vaso da planta e verificar o estado das raízes.

Se verificar que tem alguns pedacinhos de musgo: não se assuste! O musgo ajuda a conservar a humidade e isso pode mantém a hidratação da Orquídea.

Dicas para cuidar de Orquídeas - Verificar as Raízes

Orquídea com Raízes Hidratadas Vs Orquídea com Raízes Secas

Forma de regar

Não regue o vaso da flor com o habitual regador nem a coloque debaixo da torneira. Idealmente, deverá encher um balde com água e submergir apenas o vaso da Orquídea e deixá-lo la alguns segundos, para que fique bem húmida.

Dicas para cuidar de Orquídeas - Técnica de Rega

Mudar de vaso. Posso?

Muitas vezes, uma curiosidade que se tem com plantas é a mudança de vaso! Como é que eu faço para a mudar? Simples! A Orquídea não têm terra para a sua conservação mas sim, apenas e só, um cascalho. Enquanto a planta tiver florida não convém mudar de vaso, apenas deverá fazê-lo caso esta não tenha flor.

Quanto às quebras, há solução?

Muitas vezes surge uma flor ou outra menos bonita, por vezes até mais velhinha e neste caso não há problema nenhum se preferir cortá-la, mas se a deixar lá, ela cairá naturalmente.

Se a haste principal da Orquídea partir, infelizmente não haverá solução, pois esta irá acabar por morrer. Contudo, se for apenas uma ramificação da haste principal, convém podar de imediato pois naquele sítio não voltará a dar rebentos.

Estes são alguns truques básicos para cuidar duma Orquídea. E por aí, tem algum truque mágico que possa ajudar a cuidar desta planta tão especial? Diga-nos tudo nos comentários que nós queremos saber!

Tenha em conta que existem vários tipos de Orquídeas e este artigo é generalista. Variedades diferentes de Orquídeas, podem ter cuidados especiais.

Adora flores, as favoritas são Peónias e a sua cabeça é uma estufa de ideias a desabrochar a todo o momento. Da raíz até às pétalas, vai contar-vos tudo sobre flores.

Publicar um Comentário