• Entregas Grátis em 24h
  • Encomende num dia útil até às 16h00, entregamos no dia útil seguinte!

As cores das Orquídeas e os seus significados

Berta Mendes 19 Outubro 2021 0 comentários

As Orquídeas são flores populares que encontramos em muitos jardins e varandas, ou dentro das casas e apartamentos. Mais do que as flores favoritas da maioria dos amantes das plantas, as Orquídeas além de beleza carregam muitos significados e simbologias nas suas pétalas. São flores delicadas e curiosas que requerem muito cuidado e que podem ser fáceis ou difíceis de cultivar, exigindo paixão e dedicação. Conhece os significados escondidos nas Orquídeas?

Neste artigo, conheça os significados de algumas espécies de Orquídeas, o que representam as suas cores, nomes científicos e populares.

Significado das Orquídeas

As Orquídeas podem ter variados tamanhos e cores, e cada uma delas pode representar algo diferente: amor, desejo, paz, força de espírito, etc. Descubra neste artigo qual o significado de algumas dessas Orquídeas que com certeza já conhece e até possui na sua casa, mas não imaginava o que poderia simbolizar.

Significado das Orquídeas Amarelas

Conhecidas principalmente dentro do tipo Oncidium, as Orquídeas amarelas além de possuírem uma cor chamativa e alegre, também fazem parte das mais exóticas Orquídeas híbridas, em tons e pétalas diferentes, proporcionando-lhes uma aparência muitas vezes distinta do que é considerado o mais comum para Orquídeas.

Com tanto destaque e energia, as Orquídeas amarelas significam prosperidade, felicidade, sucesso e alegria. Nada melhor para levantar o astral de um ambiente ou presentear os seus amigos com boas aspirações, animando o espírito principalmente nos momentos de maior necessidade.

Significado das Orquídeas Azuis

As Orquídeas azuis ou azuis bicolor são extremamente raras e difíceis de se encontrar, o que as torna ainda mais cobiçadas. A coloração azul não existe de forma natural entre as espécies de Orquídeas, ela apenas é obtida artificialmente através de modificações feitas nas Orquídeas Phalaenopsis, que podem acontecer desde a sua criação.

Tendo em conta o processo para se realizar o processo de “transformação” da cor da Orquídea azul, o seu simbolismo não poderia ser outro: a harmonia. O seu significado engloba a tranquilidade, a confiança, a paz e a lealdade criando harmonia no ambiente, ou visto noutra perspectiva, dentro do seu “eu” interior.

Significado das Orquídeas Brancas

As Orquídeas brancas estão presentes em muitas espécies de Orquídeas, como a Cattleya, Bulbophyllum, Phalaenopsis entre outras.

Como sabemos, o branco por si só representa a paz, o que não é diferente para as Orquídeas brancas, porém, essas flores carregam também o sentido de eternidade e inocência, encontradas na paz de um amor puro, o que torna comum encontrá-las em decorações e/ou dos buquês de casamentos.

Também é uma excelente opção para um pedido de casamento, demonstrando a força dos seus sentimentos e as nobres intenções para um futuro de amor próspero.

Significado das Orquídeas Lilases

Orquídeas na cor roxa ou lilás são encontradas entre os tipos: Denphal, Cattleya Warneri ou Phalaenopsis. Variando entre tonalidades e formas de plantação (algumas são epífitas, plantadas diretamente em árvores), a delicadeza das Orquídeas lilases está presente tanto na sua aparência quanto no seu significado.

Estas Orquídeas são muito utilizadas para a decoração de diversos ambientes, principalmente quando pretende transmitir equilíbrio, tais como: como salas de meditação ou yoga, já que as Orquídeas lilases significam atrair bons sentimentos, dignidade, purificação e a elevação espiritual.

Se aprecia o esoterismo, vai gostar de ter a companhia de Orquídeas lilases em sua residência.

Significado das Orquídeas Negras

 

As Orquídeas negras são flores extremamente exóticas que chamam a atenção dos apreciadores da espécie Orchidaceae. Apesar do seu nome sugerir que as suas pétalas seriam de fato negras, a cor real da Orquídea negra é um vermelho extremamente escuro, e mesmo sendo exótica, é uma das espécies mais fáceis de serem cultivadas em casa.

Todos estes elementos somados ao fato do seu nome fazer parte de músicas famosas e até algumas histórias fictícias, dá à Orquídea negra uma simbologia poderosa: de austeridade, autoridade, poder e ousadia, mesmo com os seus 1,5m.

Significado das Orquídeas Rosas

Seja uma Laelia alaorii com seu tom rosa pastel, ou uma brasileiríssima Sophronitis wittigiana com seu tom rosa chamativo, as Orquídeas rosas são belíssimas aquisições para decorações românticas ou até mesmo para dar como presente a alguém amado, expressando assim os seus sentimentos mais profundos.

Isso porque estas Orquídeas são conhecidas por simbolizarem a sensualidade e a sedução, significando um carinho amoroso; o romantismo. Se o seu parceiro ou parceira aprecia receber flores, uma Orquídea rosa é uma ótima maneira de se dizer “eu amo-te”, e pode fugir do clichê de alguns outros arranjos rotineiros.

Significado das Orquídeas Vermelhas

Um raro acontecimento natural, as Orquídeas vermelhas são dificilmente encontradas na natureza, tornando-as majestosamente raras, a maior parte das Orquídeas vermelhas comercializadas são híbridas, assim como as Orquídeas azuis. Se a vir à venda, o mais provável é que seja um exemplar híbrido, com grande a probabilidade de que esse híbrido tenha a Sophronitis coccinea como seu principal ascendente.

As Orquídeas vermelhas são uma boa opção para acompanhar o nascer de novos relacionamentos amorosos, decorar um quarto para uma lua de mel, ou até mesmo um presente para quem quer apimentar uma relação: ela representa o impulso sexual, o desejo… está ligada à sexualidade, ânimo, energia e motivação.

Se quer inovar, ou dar um passo a mais com a pessoa amada, uma Orquídea vermelha pode ser uma maneira subtil de tomar a iniciativa.

Existem muitos significados para as Orquídeas!

De paz e harmonia ao desejo e força, a variedade de significados existentes para essas flores faz das Orquídeas uma das mais versáteis e resilientes espécies de plantas que existem, o que combina com os ambientes extremos onde são encontradas na natureza, e resultados fascinantes que proporcionam quando são modificadas cientificamente.

Agora que já conhece quais os significados por trás de algumas espécies e cores de Orquídeas, invista não só na nova decoração do ambiente onde vive ou trabalha, mas presenteie pessoas queridas e amadas, use a energia destas belas plantas para espalhar boas vibrações e mensagens.

Não se esqueça de também aproveitar para expandir seus conhecimentos sobre essas plantas e seus produtos utilizados para cuidar da sua saúde e bem-estar.

Author avatar

Berta Mendes

Adora flores, as favoritas são Peónias e a sua cabeça é uma estufa de ideias a desabrochar a todo o momento. Da raíz até às pétalas, vai contar-vos tudo sobre flores.

Publicar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *