• Encomende num dia útil até às 16h, entregamos no dia útil seguinte em Portugal continental.
  • Entregas em 24h
  • Portes Grátis de Segunda a Sexta
  • Diretamente do Produtor

Buquê, Bouquet ou Buquet? Descubra a história e origem da palavra

Flores no Cais 10 de Junho, 2024 0 comentários

Mulher a segurar um bouquet de flores brancas e roxas, em frente a um fundo de azulejos coloridos tradicionais portugueses.Dia 10 de junho celebra-se uma das datas mais importantes para o nosso país, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Esta é a altura perfeita para homenagear a língua portuguesa, e é por isso que, hoje, vamos desvendar algumas curiosidades sobre uma das palavras mais comuns do universo floral: o bouquet de flores. Ou será buquê? Ou até buquet?

Se ficou confuso, continue a acompanhar-nos neste artigo onde iremos revelar qual a origem desta palavra e a história do conceito, desde os tempos antigos até aos dias de hoje.

A origem da palavra bouquet

A palavra “bouquet” tem origem francesa e é uma expressão utilizada na maior parte do mundo para descrever “um ramo de flores”. Sendo uma expressão estrangeira, cada idioma sentiu necessidade de criar a sua própria versão do conceito.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, em português, a palavra “bouquet” ganhou mais duas versões, podendo ser denominada de “ramalhete” ou, numa adaptação à fonética original francesa, de “buquê”.

Atualmente, é bastante comum a utilização de ambas as palavras “bouquet” e “buquê”, permitindo flexibilidade na escolha, conforme o contexto e preferência pessoal.

No entanto, o termo “bouquet” estabelece uma certa sofisticação e é mais utilizado em eventos elegantes, como por exemplo casamentos. Inclusive, pode descobrir as nossas sugestões de flores para cada estilo de casamento.

A história do bouquet

O bouquet de flores acompanha há milhares de anos a história e a evolução da sociedade, através da sua beleza, aroma e variedade de significados. Vamos viajar no tempo e aprender mais sobre a fascinante história do bouquet? Vamos a isso!

O começo na Antiguidade

Acredita-se que o bouquet tenha a sua origem nas civilizações antigas, nos egípcios, gregos e romanos.

Nesta altura, os bouquets eram bastante utilizados em vários rituais e cerimónias, como nos casamentos da Grécia antiga, em que as noivas acreditavam que o bouquet ajudava a proteger o casamento das energias negativas.

Em rituais, os bouquets eram utilizados para decorar, em que cada flor representava uma proteção específica. Os primeiros bouquets eram feitos de ervas, folhas e flores perfumadas, como símbolo de proteção, beleza e devoção.

Simbolismo Medieval

Na Idade Média, o bouquet começou a ter vários simbolismos e a ser utilizado como forma de comunicação.

Dependendo do tipo de flor, a mensagem seria específica, o que permitia que as pessoas expressassem emoções como o amor, amizade ou condolências de forma discreta.

Nesta altura, as flores que ficaram mais populares foram as rosas, os íris e as margaridas, que expressavam uma variedade de sentimentos diferentes.

O secretismo vitoriano

Na época vitoriana, os bouquets tiveram destaque no que toca à expressão num regime onde demonstrar certos sentimentos era proibido.

Entre 1837 e 1901, reinava em Inglaterra a Rainha Vitória, que instituiu regras de comportamento que impediam certo tipo de conversas, sobretudo sobre romance. Ao cortejarem as mulheres, os homens passaram a utilizar os bouquets como promessa de amor.

A arte da “floriografia” ganhou então relevância através dos bouquets, que as pessoas utilizavam para se comunicarem em segredo.

O primeiro dicionário das flores veio da França em 1818, intitulado “Le Langage de Fleurs”, escrito por Charlotte de La Tour. Pode consultar aqui a versão digital do dicionário.

Os dias de hoje

Atualmente, os bouquets de flores são o presente ideal para qualquer tipo de ocasião, ou apenas para decorar a casa e até eventos, por mais ou menos sofisticados que sejam.

Hoje, existem opções de bouquets para todos os gostos e ocasiões. Desde bouquets com mistura de várias flores a ramos originais com apenas uma variedade de flor. Se preferir, pode também criar o seu próprio bouquet de flores à la carte com as cores e quantidades que desejar. As opções são infinitas!

Na loja online da Flores no Cais, poderá conhecer toda a variedade de bouquets de flores e encomendar no conforto da sua casa. Garantimos rapidez, facilidade e qualidade em todo o processo de entrega de flores ao domicílio.

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade em escolher o bouquet ou flor ideal, entre em contacto connosco, e iremos ajudá-lo em todo o processo.

Diga-nos nos comentários se ficou surpreendido com a história da palavra bouquet!

Publicar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *