O frio está a chegar e os preparativos para o Natal começam a ser uma realidade. Usar um pinheiro natural como árvore de Natal é uma alternativa para deixar a decoração natalina mais requintada em casa, para não falar no seu aroma característico.
Se costuma ter ou está a pensar no seu primeiro Pinheiro de Natal Natural, então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber para dominar o seu pinheiro natural!
Onde e quando comprar?
Para aquisição, deve procurar fornecedores certificados e confiáveis, pois existem mercados que vendem gato por lebre – ou melhor, galho por árvore.
A Flores no Cais disponibilizou pela primeira vez online o Pinheiro de Natal Natural em Novembro de 2020, juntamente com outros artigos na Coleção de Natal e a procura foi acentuada. O pinheiro chega até si devidamente acondicionado e incluímos uma base de madeira grátis, para poder montar o seu pinheiro onde quiser.
Se quiser comprar o seu Pinheiro Natural com entregas grátis em Portugal continental, pode fazê-lo aqui, e ainda pode agendar a data de entrega no checkout. Tenha em atenção que a maioria dos pinheiros são vendidos antes de dia 1 de Dezembro, por isso, não corra riscos desnecessários e encomende o seu com antecedência.
Abies Nordmanniana – O Clássico Pinheiro de Natal
Existem inúmeras variedades de pinheiro, como por exemplo as Tuias, que são a variedade mais comum no mercado, mas existem outras como Kaizucas e Ciprestes.
O abeto Abies Nordmanniana, é o clássico do natal em muitas casas, devido à sua folhagem abundante e atraente. No seu ambiente original, florestas montanhosas do Cáucaso, ultrapassa facilmente os 30m de altura. Em Portugal o seu crescimento é muito mais lento e não chega a atingir estas alturas tão elevadas.
De porte piramidal e elegante, caracterizada por pontas grossas que não caem facilmente quando secam, o tornam ideal como árvore de Natal, tanto dentro como fora de casa.
Agir a favor do ambiente
Ter um pinheiro de Natal Natural em casa não significa desflorestar. Pelo contrário, assumimos um compromisso com o nosso fornecedor e, por cada pinheiro comprado, três novos são plantados!
Acreditamos que a natureza é o ambiente mais fantástico que podemos ter na nossa casa e que os pinheiros de plástico são tão prejudiciais ao ambiente que cada vez mais devíamos caminhar para esta consciencialização e ao mesmo tempo tornar o nosso natal mais puro, mais natural e mais bonito.
Uma nota importante, e que é desconhecida por muitas pessoas, é que estas árvores são cultivadas em viveiros especificamente para este fim. É proibido o abate destas plantas nas florestas. Um pinheiro de Natal natural é, do ponto de vista ambiental, a melhor solução, porque é biodegradável e porque a sua produção ajuda a consumir dióxido de Carbono.
Enfeites
Evite colocar bolinhas e outras decorações muito pesadas, que podem entortar os galhos. Já o pisca-pisca, prefira o que seja de LED, que é de luz mais fria, pois o calor das lâmpadas convencionais pode secar e queimar o pinheiro. “A temperatura faz observar a água das folhas”
Manutenção
O local mais indicado para alocar o pinheiro é um canto fresco, pois lugares quentes agilizam a desidratação da planta — um lugar sem luz solar direta.
Instale a sua árvore de Natal longe dos radiadores e pulverize-a regularmente com água. Pode também adicionar um pouco de água ao interior do suporte de madeira.
Desmontagem
Por experiência própria, sabemos que muitos destes pinheiros chegam a ser desmontados no início de Janeiro ainda em boas condições, sendo muito pouco notável áreas secas, pelo que calculamos uma duração aproximada de 2 meses se forem mantidos todos os cuidados sugeridos.
O pinheiro que vendemos na Flores no Cais não inclui raízes, até porque a probabilidade de adaptação deste pinheiro ao nosso clima seria reduzida, ainda assim, quando estiver pronto para se separar dele, pode coloca-lo num recipiente de compostagem, mas algumas pessoas também o usam para acender a lareira nos dias mais frios com as suas partes lenhosas.
Conclusão
E você? Qual a maior aprendizagem que retira deste artigo? Ou já é um profissional dos Pinheiros Naturais e tem alguma dicas para partilhar connosco? Conte-nos tudo nos comentários!
Anabela Ferreira Araújo
Já tive pinheiros secos, artificiais mas nunca nenhum me encantou com este. Verde perfumado e muito duradoro. No dia de o desmanchar continuava verde intacto como o dia que o decorei.
Para repetir todos os anos 🌲