O frio está a chegar e os preparativos para o Natal começam a ser uma realidade. Usar um pinheiro natural como árvore de Natal é uma alternativa para deixar a decoração natalina mais requintada em casa, para não falar no seu aroma característico.
Se costuma ter ou está a pensar no seu primeiro Pinheiro de Natal Natural, então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber para dominar o seu pinheiro natural!
Onde e quando comprar?
Para aquisição, deve procurar fornecedores certificados e confiáveis, pois existem mercados que vendem gato por lebre – ou melhor, galho por árvore.
A Flores no Cais disponibilizou pela primeira vez online o Pinheiro de Natal Natural em Novembro de 2020, juntamente com outros artigos na Coleção de Natal e a procura foi acentuada. O pinheiro chega até si devidamente acondicionado e incluímos uma base de madeira grátis, para poder montar o seu pinheiro onde quiser.
Se quiser comprar o seu Pinheiro Natural com entregas grátis em Portugal continental, pode fazê-lo aqui, e ainda pode agendar a data de entrega no checkout. Tenha em atenção que a maioria dos pinheiros são vendidos antes de dia 1 de Dezembro, por isso, não corra riscos desnecessários e encomende o seu com antecedência.
Abies Nordmanniana – O Clássico Pinheiro de Natal
Existem inúmeras variedades de pinheiro, como por exemplo as Tuias, que são a variedade mais comum no mercado, mas existem outras como Kaizucas e Ciprestes.
O abeto Abies Nordmanniana é uma planta conífera de origem da Ásia Menor, Cáucaso e Geórgia. É o clássico do natal em muitas casas, devido à sua folhagem abundante e atraente de silhueta regular. No seu ambiente original, ultrapassa facilmente os 30m de altura. Em Portugal o seu crescimento é muito mais lento e não chega a atingir estas alturas tão elevadas.
De porte piramidal e elegante, caracterizada por pontas grossas que não caem facilmente quando secam, o tornam ideal como árvore de Natal, tanto dentro como fora de casa.
Agir a favor do ambiente
Ter um pinheiro de Natal Natural em casa não significa desflorestar. Pelo contrário, assumimos um compromisso com o nosso fornecedor e, por cada pinheiro comprado, três novos são plantados!
Acreditamos que a natureza é o ambiente mais fantástico que podemos ter na nossa casa e que os pinheiros de plástico são tão prejudiciais ao ambiente que cada vez mais devíamos caminhar para esta consciencialização e ao mesmo tempo tornar o nosso natal mais puro, mais natural e mais bonito.
Uma nota importante, e que é desconhecida por muitas pessoas, é que estas árvores são cultivadas em viveiros especificamente para este fim. É proibido o abate destas plantas nas florestas. Um pinheiro de Natal natural é, do ponto de vista ambiental, a melhor solução, porque é biodegradável e porque a sua produção ajuda a consumir dióxido de Carbono.
Enfeites
Evite colocar bolinhas e outras decorações muito pesadas, que podem entortar os galhos. Já o pisca-pisca, prefira o que seja de LED, que é de luz mais fria, pois o calor das lâmpadas convencionais pode secar e queimar o pinheiro. “A temperatura faz observar a água das folhas”
Manutenção
O local mais indicado para alocar o pinheiro é um canto fresco, pois lugares quentes agilizam a desidratação da planta — um lugar sem luz solar direta.
Instale a sua árvore de Natal longe dos radiadores e pulverize-a regularmente com água. Pode também adicionar um pouco de água ao interior do suporte de madeira.
Desmontagem/Reciclagem

Imagem Ilustrativa. © MAXPPP
Por experiência própria, sabemos que muitos destes pinheiros chegam a ser desmontados no início de Janeiro ainda em boas condições, sendo muito pouco notável áreas secas, pelo que calculamos uma duração aproximada de 2 meses se forem mantidos todos os cuidados sugeridos.
O pinheiro que vendemos na Flores no Cais não inclui raízes, até porque a probabilidade de adaptação deste pinheiro ao nosso clima seria muito reduzida. Afinal, o que fazer com a sua árvore depois das festividades? Quando estiver pronto para se separar dela, sugerimos algumas opções:
Contactar o seu Município
Deixar a sua árvore de Natal na rua resulta numa multa. Alguns municípios oferecem-se para recolher as suas árvores ou convidam-no a deixá-las nos centros de eliminação de resíduos, para as reciclar por compostagem. Como é o exemplo da Câmara Municipal de Lisboa, e do Porto. Por isso, não hesite em pedir à sua Câmara Municipal informações sobre como se livrar dela.
Compostagem da Árvore de Natal no jardim
Outra alternativa passa por desramifica-lo e coloca-lo num recipiente de compostagem no seu jardim. A compostagem caseira é um fertilizante natural que ajuda a manter o substrato ou estrutura dos jardins em condições ótimas.
Se não tiver condições de o fazer, pode leva-lo, por exemplo, à Estação de Compostagem de Verdes da Valorsul, para ser transformado em biomassa.
Transformar o Pinheiro de Natal em lenha
Se tiver uma lareira, também poderá usá-lo como lenha, contribuindo assim para uma economia circular e para a diminuição da produção de lixo. Não é a melhor lenha para arder, mas será uma forma prática de se livrar do pinheiro sem ter de sair de casa e também vai dar à sua casa um cheiro agradável. Também pode recolher e armazenar as suas pernadas: uma vez secas, são perfeitas para acender a lareira.
Conclusão
E você? Qual a maior aprendizagem que retira deste artigo? Ou já é um profissional dos Pinheiros Naturais e tem alguma dicas para partilhar connosco? Conte-nos tudo nos comentários!
Joana
Olá, estou curiosa em relação à sustentabilidade do pinheiro. Os viveiros são em solo nacional/ibérico? Os três pinheiros plantados estão integrados num projecto de reflorestação ou são plantados no viveiro? Se sim, que espécie é plantada e onde? A compra está dependente da resposta. Não encontrei está info no vosso site.
Daiana Ferreira
Olá Joana,
Agradecemos desde já as suas questões.
O abeto Abies Nordmanniana é uma planta conífera de origem da Ásia Menor, Cáucaso e Geórgia. Ainda assim, o nosso fornecedor produz em viveiro na Europa. Por cada pinheiro comprado, três são plantados, de igual forma, em viveiro. Conforme descrito no artigo “Uma nota importante, e que é desconhecida por muitas pessoas, é que estas árvores são cultivadas em viveiros especificamente para este fim. É proibido o abate destas plantas nas florestas.”
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
A Equipa Flores no Cais
Sofia Monjardino
Bom dia, é possível ver os pinheiro de Natal na Av Ant Agusto Aguiar 2m-3m?
Daniel Raposo
Bom dia Srª Sofia,
Sim, temos algumas unidades em stock na nossa loja de Lisboa onde poderá ver ao vivo, embora que estejam acondicionados em rede transparente.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional
Viviane
Quanto custa uma arvore com dois metros para Recife Brasil em Dezembro?
Flores no Cais
Olá Viviane,
Entregamos apenas em Portugal continental de momento.
Qualquer questão adicional, estamos ao dispor
Antero
Entrega muito rápida.
Embalagem exemplar.
Pinheiro muito bonito.
Excelente serviço
Obrigado
Anabela Ferreira Araújo
Já tive pinheiros secos, artificiais mas nunca nenhum me encantou com este. Verde perfumado e muito duradoro. No dia de o desmanchar continuava verde intacto como o dia que o decorei.
Para repetir todos os anos