• Haga su pedido hasta las 16h de un día laborable y lo entregaremos al día siguiente en Portugal continental.
  • Entrega en 24h
  • Envío Gratuito de Lunes a Viernes
  • Directamente del Productor

Pinheiro de Natal Natural: Onde comprar, cuidados e curiosidades

Flores no Cais 17 de noviembre, 2020 10 comentários

O frio está a chegar e os preparativos para o Natal começam a ser uma realidade. Usar um pinheiro natural como árvore de Natal é uma alternativa para deixar a decoração natalina mais requintada em casa, para não falar no seu aroma característico.

Se costuma ter ou está a pensar no seu primeiro Pinheiro de Natal Natural, então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber para dominar o seu pinheiro natural!

Onde e quando comprar?

Para aquisição, deve procurar fornecedores certificados e confiáveis, pois existem mercados que vendem gato por lebre – ou melhor, galho por árvore.

A Flores no Cais disponibilizou pela primeira vez online o Pinheiro de Natal Natural em Novembro de 2020, juntamente com outros artigos na Coleção de Natal e a procura foi acentuada. O pinheiro chega até si devidamente acondicionado e incluímos uma base de madeira grátis, para poder montar o seu pinheiro onde quiser.

Se quiser comprar o seu Pinheiro Natural com entregas grátis em Portugal continental, pode fazê-lo aqui, e ainda pode agendar a data de entrega no checkout. Tenha em atenção que a maioria dos pinheiros são vendidos antes de dia 1 de Dezembro, por isso, não corra riscos desnecessários e encomende o seu com antecedência.

Abies Nordmanniana – O Clássico Pinheiro de Natal

O abeto Abies Nordmanniana tem um cheirinho suave e nostálgico.

Existem inúmeras variedades de pinheiro, como por exemplo as Tuias, que são a variedade mais comum no mercado, mas existem outras como Kaizucas e Ciprestes.

O abeto Abies Nordmanniana é uma planta conífera de origem da Ásia Menor, Cáucaso e Geórgia. É o clássico do natal em muitas casas, devido à sua folhagem abundante e atraente de silhueta regular. No seu ambiente original, ultrapassa facilmente os 30m de altura. Em Portugal o seu crescimento é muito mais lento e não chega a atingir estas alturas tão elevadas.

De porte piramidal e elegante, caracterizada por pontas grossas que não caem facilmente quando secam, o tornam ideal como árvore de Natal, tanto dentro como fora de casa.

Agir a favor do ambiente

Por cada pinheiro comprado, três são plantados.

Ter um pinheiro de Natal Natural em casa não significa desflorestar. Pelo contrário, assumimos um compromisso com o nosso fornecedor e, por cada pinheiro comprado, três novos são plantados!

Acreditamos que a natureza é o ambiente mais fantástico que podemos ter na nossa casa e que os pinheiros de plástico são tão prejudiciais ao ambiente que cada vez mais devíamos caminhar para esta consciencialização e ao mesmo tempo tornar o nosso natal mais puro, mais natural e mais bonito.

Uma nota importante, e que é desconhecida por muitas pessoas, é que estas árvores são cultivadas em viveiros especificamente para este fim. É proibido o abate destas plantas nas florestas. Um pinheiro de Natal natural é, do ponto de vista ambiental, a melhor solução, porque é biodegradável e porque a sua produção ajuda a consumir dióxido de Carbono.

Enfeites

Tenha em conta que não deve coloque enfeites muito pesados.

Evite colocar bolinhas e outras decorações muito pesadas, que podem entortar os galhos. Já as luzes, prefira o que seja de LED, que é de luz mais fria, pois o calor das lâmpadas convencionais pode secar e queimar o pinheiro. “A temperatura faz observar a água das folhas”

Deve escolher cuidadosamente os enfeites para a sua árvore de Natal natural para que realcem a beleza das suas folhagens, sem comprometer a sua integridade. Opte por adornos leves, evitando sobrecarregar os galhos, de modo a garantir que estes permaneçam graciosos e não se deformem com o tempo devido ao peso, parecendo murchos, proporcionando assim uma aparência exuberante ao longo da temporada festiva.

Quanto às luzes, privilegie a utilização de tecnologia LED para iluminar a árvore. Este tipo de iluminação não apenas oferece um brilho vibrante e acolhedor, mas também é escolhida estrategicamente, preservando assim a humidade entre os galhos. As luzes LED são conhecidas por emitirem menos calor do que as tradicionais, minimizando assim a evaporação da água nos galhos. Dessa forma, garante que a sua árvore de Natal permanece fresca e resplandecente durante toda a temporada, criando um ambiente festivo sem comprometer a sua vitalidade natural.

Manutenção

Os nossos pinheiros não são plantados, dispõem apenas de uma base de madeira para fixação. Os pinheiros com raiz são de valor acrescido para os nossos clientes e após várias experiências, os Abies nordmanniana não se adaptam ao nosso clima em Portugal.
Ao comprar o seu Pinheiro na Flores no Cais, garantimos que este irá durar certamente até à primeira/segunda semana de Janeiro, no entanto, há alguns cuidados de manutenção que deve ter em conta:

Temperatura ideal: Mantenha a divisão da casa fresca, idealmente entre 10°C e 15°C. Sabemos que estas temperaturas nem sempre são adequadas para nós, no entanto, lembre-se que está a lidar com um pinheiro natural. Evite a exposição prolongada a temperaturas superiores a 20°C, pois isso pode afetar drasticamente a vitalidade da árvore.

Evite fontes de calor: Posicione a árvore longe de radiadores, aquecedores ou outras fontes de calor que possam aumentar significativamente a temperatura ao seu redor. Se não o tiver num local adequado, verá as agulhas do pinheiro comecem a cair rapidamente, correndo o risco de o ter pouco apresentável para a ceia de Natal. Deve garantir que o coloca num local sem luz solar directa.

Hidratação adequada: Garanta que a árvore recebe água suficiente, pois em ambientes aquecidos a tendência é que o ar esteja mais seco. Pulverize-o regularmente de modo a manter a humidade necessária para a saúde da árvore. Com um regador, pode também colocar um fio de água entre o tronco e a base de madeira de fixação.

Desmontagem/Reciclagem

Imagem Ilustrativa. © MAXPPP

Por experiência própria, sabemos que muitos destes pinheiros chegam a ser desmontados no início de Janeiro ainda em boas condições, sendo muito pouco notável áreas secas, pelo que calculamos uma duração aproximada de 2 meses se forem mantidos todos os cuidados sugeridos.

O pinheiro que vendemos na Flores no Cais não inclui raízes, até porque a probabilidade de adaptação deste pinheiro ao nosso clima seria muito reduzida. Afinal, o que fazer com a sua árvore depois das festividades? Quando estiver pronto para se separar dela, sugerimos algumas opções:

Contactar o seu Município

Deixar a sua árvore de Natal na rua resulta numa multa. Alguns municípios oferecem-se para recolher as suas árvores ou convidam-no a deixá-las nos centros de eliminação de resíduos, para as reciclar por compostagem. Como é o exemplo da Câmara Municipal de Lisboa, e do Porto. Por isso, não hesite em pedir à sua Câmara Municipal informações sobre como se livrar dela.

Compostagem da Árvore de Natal no jardim

Outra alternativa passa por desramifica-lo e coloca-lo num recipiente de compostagem no seu jardim. A compostagem caseira é um fertilizante natural que ajuda a manter o substrato ou estrutura dos jardins em condições ótimas.

Se não tiver condições de o fazer, pode leva-lo, por exemplo, à Estação de Compostagem de Verdes da Valorsul, para ser transformado em biomassa.

Transformar o Pinheiro de Natal em lenha

Se tiver uma lareira, também poderá usá-lo como lenha, contribuindo assim para uma economia circular e para a diminuição da produção de lixo. Não é a melhor lenha para arder, mas será uma forma prática de se livrar do pinheiro sem ter de sair de casa e também vai dar à sua casa um cheiro agradável. Também pode recolher e armazenar as suas pernadas: uma vez secas, são perfeitas para acender a lareira.

Conclusão

E você? Qual a maior aprendizagem que retira deste artigo? Ou já é um profissional dos Pinheiros Naturais e tem alguma dicas para partilhar connosco? Conte-nos tudo nos comentários!

Publicar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *