• Commandez avant 16h d'un jour ouvrable, nous livrerons le jour ouvrable suivant au Portugal continentale.
  • Livraison en 24h
  • Livraison Gratuite du Lundi au Vendredi
  • Directement du Producteur

Cravos, o símbolo da Revolução de Abril

Flores no Cais 17 de avril, 2023 0 commentaires

Cravos, o símbolo da Revolução de Abril - Flores no CaisO Cravo é uma flor especial! Com mais de 300 espécies e centenas de híbridos, esta flor é uma das mais populares do mundo! Dentro das suas inúmeras cores em tons de vermelho, rosa, amarelo, verde, branco entre muitas outras, o Cravo adquire vários significados inspiradores que vão além da sua beleza natural. 

Caraterizada pelas bordas recortados nas suas pétalas, o Cravo tem um passado rico no que toca à sua simbologia fascinante em vários contextos e culturas, nomeadamente no 25 de Abril em Portugal.

São inúmeras as utilizações que se podem fazer com os Cravos, desde o seu maravilhoso odor, muito utilizado por perfumistas, desde a decoração de casas ou jardins, até às suas propriedades curativas, muito utilizadas na área da saúde e da cosmética.

A Flores no Cais dá-lhe agora a conhecer mais sobre o Cravo, uma flor multifacetada que se destaca tanto pela sua beleza, como pela sua diversidade de significados.

Cravos Vermelhos: o símbolo do 25 de Abril

Há 49 anos os Cravos Vermelhos marcaram uma das datas mais importantes da História de Portugal, a Revolução a 25 de Abril de 1974, mais conhecida como a “Revolução dos Cravos”.
Neste dia o povo português juntamente com as forças militares, insurgiram-se nas ruas contra o regime ditatorial da altura, uma revolução que iniciou o processo de instauração da democracia em Portugal.  

Mas onde entram aqui os Cravos? Nesse dia era a inauguração do novo serviço self-service do restaurante “Franjinhas”, em Lisboa, uma festa onde não podiam faltar flores, mais propriamente Cravos. Celeste Caeiro, empregada de mesa do restaurante, quando chegou ao trabalho soube que o estabelecimento ia encerrar naquele dia porque estava em marcha uma Revolução.  

Para que não houvesse desperdício de flores, Celeste levou consigo os Cravos até ao Rossio, onde os distribuiu pelos militares, que os colocaram no cano das suas armas. Esta imagem correu o mundo, simbolizando a revolução que alia os Cravos Vermelhos à liberdade e à ausência de derramamento de sangue.

Curiosidades sobre os Cravos

Atualmente o Cravo é utilizado como símbolo nacional em vários países e comemorações festivas, embora os significados remontem há milhares de séculos. Reza a lenda cristã que os cravos nasceram das lágrimas da Virgem Maria, enquanto via Jesus a ser crucificado, sendo que por cada lágrima que caía no chão, brotava um Cravo Branco.  

Hoje nos Estados Unidos, os Cravos são consideradas as flores do Dia da Mãe. O Cravo Vermelho, símbolo de apreço às mães em vida e o Cravo Branco, utilizado para recordar as mães que já partiram. Se tiver curiosidade em saber mais sobre as cores dos cravos, recomendamos a leitura deste artigo.

Fique com algumas curiosidades sobre o Cravo, uma flor bastante marcante e especial: 

  • Depois das Rosas, o Cravo é a segunda flor de corte mais popular do mundo;
  • O Cravo é a flor nacional de Espanha e da Comunidade Autónoma das Ilhas Baleares;
  • Os primeiros Cravos nos Estados Unidos, foram enviados de França para Long Island em 1852;
  • Os Cravos Verdes são bastante utilizados na Irlanda para comemorar o Dia de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda;
  • Na Holanda, os Cravos Brancos são utilizados para homenagear os veteranos e a resistência do país à Segunda Guerra Mundial.

As nossas sugestões de Cravos

Ramo "Pink Glory"

Ramo “Pink Glory”

Nada melhor do que sentir a liberdade e força do 25 de Abril com os nossos Cravos À La Carte, onde pode personalizar não só a cor dos cravos, mas também a quantidade de pés que desejar, criando assim uma composição com um significado ainda mais especial. Procura algo mais elaborado? Para os amantes da nação portuguesa, sugerimos o ramo A Portuguesa, uma composição tricolor que se pinta com as cores da bandeira Nacional através dos icónicos Cravos Vermelhos.

Os Cravos são uma flor impactante, ideal para fortalecer vínculos e expressar os seus sentimentos por alguém especial. Neste caso sugerimos a Caixa Summer Vibes, que nos transporta até às mais bonitas vivências do Verão, ou o ramo La Crème, que desperta as emoções mais fervilhantes.

Pode utilizar a seu favor a versatilidade dos Cravos para simplesmente manifestar boas energias dentro de casa. A beleza desta flor pode ser um elemento interessante para incorporar no ambiente da sua casa, como o refrescante ramo Isabelly. Caso queira dar um pouco mais de alma e cor à sua casa, sugerimos o ramo Pink Glory ou o ramo Broom Bloom.

Relembramos ainda que a altura dos casamentos está quase aí, e os Cravos oferecem não só um bom custo-benefício, devido à sua disponibilidade durante todo o ano, mas também um forte simbolismo. Vai-se casar e não sabe que flores escolher? Os Cravos são uma escolha popular para arranjos nos ambientes, para os ramos das damas de honor ou até para os ramos de noiva!

Quer seja a celebrar o “Dia da Liberdade”, a decorar as jarras lá de casa ou a presentear alguém especial, pode encontrar nas nossas lojas físicas ou online, o ramo de Cravos perfeitos para qualquer ocasião. A Flores no Cais faz as suas flores favoritas chegarem até si em 24h, com entregas gratuitas, para que possa desfrutar do conforto do seu lar, sem ter de sair de casa.

Poster un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *