• Commandez avant 16h d'un jour ouvrable, nous livrerons le jour ouvrable suivant au Portugal continentale.
  • Livraison en 24h
  • Livraison Gratuite du Lundi au Vendredi
  • Directement du Producteur

Cravos: Significados, Cores e a Revolução de 25 de Abril

Flores no Cais 22 de avril, 2022 2 commentaires

Vermelhos, amarelos, roxos ou brancos, são estas e outras tonalidades que constituem o universo de mais de 300 espécies de Cravos e de várias centenas de híbridos desta flor. O Cravo, flor do Craveiro (Dianthus caryophyllus), originário da Ásia, ganhou destaque ao longo da história pela sua diversidade de simbolismos, dados em diversos contextos e culturas.

O Cravo é uma flor cultivada desde os tempos da Antiguidade, considerada símbolo de algumas divindades, quer na Grécia antiga, na representação de Zeus, como também na Roma antiga, que representava Júpiter, os respetivos “pais” dos deuses de cada mitologia.

Mitologias à parte, o simbolismo dos Cravos estende-se atualmente ao contexto de vários países, como em França, onde os Cravos roxos são a tradicional flor funerária, ou nos Estados Unidos, onde os Cravos brancos enaltecem as mães que já partiram. Num contexto mais histórico, os Cravos ganharam destaque especial em Portugal, por simbolizarem um dos marcos mais importante da história do país, A Revolução de 25 de Abril de 1974, conhecida como “A Revolução dos Cravos”.

A Flores no Cais dá-lhe agora a conhecer esta flor multifacetada, que se destaca quer pela sua beleza, quer pela sua diversidade de significados.

Os Cravos vermelhos e o 25 de Abril

Mas como é que os Cravos tiveram uma importância tão grande neste evento, que até foi nomeado de “Revolução dos Cravos”? Contextualizando, no dia 25 de Abril de 1974 o povo português juntamente com as forças militares, insurgiram-se contra o regime ditatorial do Estado Novo, resultando numa Revolução, que iniciou o processo de instauração da democracia em Portugal.

Diz-se que Celeste Caeiro, empregada de mesa do restaurante “Franjinhas”, que nesse dia iria inaugurar o seu novo serviço de self service, teria chegado ao estabelecimento e recebido a notícia de que não iam abrir ao público devido à Revolução. O dono do restaurante teria encomendado Cravos Vermelhos para oferecer na inauguração, mas devido ao sucedido disse para os funcionários levarem as flores.

Celeste Caeiro levou os Cravos consigo até ao Rossio, onde através de várias interações com os militares, acabou por distribuir as flores, que acabaram por ser colocadas no cano das suas espingardas. Este gesto simboliza uma Revolução histórica que alia os Cravos à ausência de derramamento de sangue.

Significados das Cores dos Cravos

Não há dúvidas de que os Cravos trazem um significado especial a qualquer ambiente ou ocasião, por isso revelamos-lhe aqui os significados de algumas das cores desta flor:

Cravos Vermelhos: Símbolo da liberdade, das grandes vitórias, da força, paixão e conquista. O tipo de Cravo ideal para celebrar os momentos mais intensos e marcantes da vida. Sabia que o Cravo Vermelho foi adotado pelo estado de Ohio como homenagem ao presidente William McKinkey, dado que o mesmo levava sempre um consigo na lapela, pois considerava o seu símbolo da sorte?

Cravos Verdes: Os Cravos Verdes são utilizados no “St. Patricks Day” na Irlanda, os Cravos verdes representam a boa sorte e boas energias.

Cravos Rosa: Não há nada como a beleza e doçura de um bouquet de Cravos Rosa! Representativos da gratidão, inocência e amizade, estes Cravos são ideais para mostrar o seu agradecimento àquela pessoa especial que sente feliz por ter na sua vida.

Cravos Amarelos: Apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significam alegria e vivacidade.

Cravos Brancos: Dos Cravos mais utilizados no mundo, os Cravos Brancos simbolizam a pureza e o amor maternal, estando relacionados com a criação do “Dia da Mãe” por Anna Jarvis.

As vantagens de oferecer Cravos

Ramo La Crème

O nosso ramo La Crème é composto por Cravos, Alstroemérias, Rosas que abraçam uma belíssima Protea no centro.

Nada melhor que trocar boa energia e fortalecer vínculos, ao presentear aquela pessoa especial com uma flor também ela especial e impactante. Oferecer um dos nossos ramos de Cravos pode trazer muitas vantagens, não só a quem o oferece, mas também a quem o recebe. Veja aqui alguns dos benefícios:

  • Expresse os seus sentimentos através de Cravos! Tal como vimos existe uma variedade de cores e espécies, que lhe permitem expressar certos sentimentos e intenções às pessoas que lhe são importantes. Sendo flores extremamente resistentes, um ramo pode durar mais de 8 dias, o que ajuda a que o seu gesto seja lembrado durante mais tempo.
  • O aroma dos Cravos é muito peculiar e delicado, apoderando-se de qualquer ambiente onde são colocados.
  • As boas energias que esta flor emana para o ambiente são intensas! Receber esta flor pode sinalizar abundância e boa sorte.
  • A beleza desta flor pode ser um elemento interessante para incorporar no ambiente da sua casa ou para impressionar alguém. Não é por nada que os Cravos fazem parte da nossa gama de ramos de flores!

Quer seja a celebrar o “Dia da Liberdade”, a decorar as jarras lá de casa ou a presentear alguém especial, pode encontrar nas nossas lojas físicas ou online, o ramo de Cravos perfeitos para qualquer ocasião. A Flores no Cais faz as suas flores preferidas chegarem à porta de sua casa em 24h com entregas gratuitas, para que possa desfrutar do conforto do seu lar, sem ter de sair de casa.

Poster un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *