A chegada do Natal transporta uma energia especial para as tradições e decorações dos espaços. Um dos símbolos que mais representa a magia natalícia é a Poinsétia, mais conhecida como a Estrela de Natal. A Poinsétia ou Euphorbia Pulcherrima, é originária do México e dificilmente alguém fica indiferente ao charme desta planta, muito pela sua folhagem vermelha intensa.
Viva esta temporada natalícia com a Flores no Cais e venha conhecer mais sobre a história da planta mais famosa do Natal, como pode cuidar dela para durar ao longo de todo o ano e algumas curiosidades sobre esta planta tão especial.
A história da Poinsétia, a Estrela de Natal
A história da Poinsétia inicia no seu país de origem, o México, especialmente por volta do século XVI na cultura asteca, onde a sua cor vermelha era associada ao sangue do sofrimento dos sacrifícios da altura.
No mesmo século, alguns frades missionários, em missão de evangelizar o país, começaram a utilizar a Poinsétia para decorações natalícias, daí o nome “Estrela de Natal”, tendo sido considerada um símbolo de pureza.
Mais tarde, a Estrela de Natal ficou conhecida como Poinsétia devido ao botânico Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México, que fez com que esta planta ficasse conhecida pelo mundo.
Poinsett iniciou a tradição ao oferecer a Poinsétia aos seus amigos durante a época de floração da planta, que coincide exatamente com a época do Natal. Após o seu falecimento, a 12 de dezembro de 1851, a data foi reconhecida nos EUA como o Dia da Poinsétia, em homenagem ao seu primeiro grande admirador Joel Poinsett.
Como cuidar da Poinsétia?
E se lhe dissermos que pode prolongar a beleza natural da Poinsétia além da época natalícia? Para manter o charme natural da famosa Estrela de Natal são essenciais alguns cuidados específicos, relativos ao ambiente onde a posiciona e à manutenção regular da planta.
O ambiente ideal
A Poinsétia é uma planta que precisa de muita luz natural para se manter saudável e com cores vibrantes, por isso recomendamos que a coloque numa divisão perto das janelas.
O sol da manhã ou do final da tarde, são as melhores alturas de luz natural para a Poinsétia, pois evitam a luz solar demasiado forte, e que as folhas fiquem amarelas.
Esta planta é tropical, então prefere ambientes de interior mais quentes, por isso evite correntes de ar frio. Contudo, evite também fontes de calor como lareiras ou aquecedores, que aceleram a desidratação da planta.
Embora já se possam encontrar variedades mais resistentes de Poinsétias para plantar no exterior, é crucial ter atenção às temperaturas, já que a planta gosta de zonas mais soalheiras e quentes, acima dos 12 graus.
Rega e poda
O segredo para uma boa manutenção da Poinsétia é a rega. Deve manter o solo levemente húmido e evitar a acumulação de água no substrato da planta, que poderá levar ao apodrecimento das raízes.
Regue apenas 3x por semana, apenas nos dias mais quentes e durante a floração. Não molhe as flores, nem as folhas da Poinsétia e coloque a água apenas no prato do vaso.
Fique com esta dica extra: Coloque umas pedrinhas ou areia grossa no fundo do vaso para evitar que as raízes estejam em contacto direto com a água e que apodreçam.
Para que a sua Poinsétia dure mais tempo e se mantenha saudável na Primavera, faça uma poda de contenção no começo da Primavera, reduzindo os ramos em 2/3, permitindo que cresçam ramos mais compactos.
Curiosidades sobre a Estrela de Natal
- Normalmente pensa-se que a parte vermelha da Estrela de Natal são as flores, mas na verdade são as folhas, denominadas de brácteas. Estas têm como função proteger as flores, que normalmente são amarelas e se encontram no meio das folhas.
- A Estrela de Natal é uma planta tóxica. Tenha cuidado ao podar ou partir a planta, pois irá sair uma seiva leitosa, que em contacto com a pele e mucosas pode provocar inflamações, dor, comichão, irritação nos olhos e dificuldades na visão.
- Ao contrário da curiosidade anterior, a Estrela de Natal é bastante utilizada na medicina alternativa, especialmente na medicina popular mexicana, para tratar problemas de pele, dor de dentes e outros problemas.
- A cor da planta não é definida pelas flores, mas sim pelas folhas, as brácteas. Atualmente são conhecidas mais de 100 variedades de Poinsétias, que vão desde o vermelho, branco, rosa, entre outras cores.
- A Estrela de Natal pode chegar até aos 4 metros de altura e, à semelhança das suas folhas, também as flores podem ser de várias cores, como rosa, vermelho, amarelo, roxo e branco.
A Poinsétia ou Estrela de Natal já é uma das plantas mais procuradas pelos portugueses para as festividades do final de ano. Se ainda não sabe o que oferecer, esta é a clássica prenda de Natal que se transformou numa tradição em muitas famílias, simbolizando o desejo de boa sorte e prosperidade.
Quer surpreender? Na Flores no Cais somos especialistas em dar cor e beleza aos grandes momentos da sua vida e o Natal é um deles. Surpreenda com a nossa Poinsétia, e torne a sua encomenda ainda mais especial com uma vela para tornar o ambiente mais acolhedor, ou uma caixa de chocolates para os mais gulosos. Veja aqui todas as nossas sugestões para este Natal!
E você, tem como tradição comprar a Estrela de Natal nas festividades de final de ano? Conte-nos tudo nos comentários.