• Commandez avant 16h d'un jour ouvrable, nous livrerons le jour ouvrable suivant au Portugal continentale.
  • Livraison en 24h
  • Livraison Gratuite du Lundi au Vendredi
  • Directement du Producteur

Ramo de Girassóis: Como cuidar para durar?

Flores no Cais 29 de août, 2023 0 commentaires

Estamos em pleno Verão e nada melhor que falarmos da flor rainha da estação, o Girassol! Os Girassóis são uma flor maravilhosa que trazem vitalidade a qualquer ambiente, já que as suas pétalas amarelas simbolizam a verdadeira alegria e felicidade.

Esta é uma das flores mais utilizadas no Verão para decorar os espaços, sendo bastante utilizados os Girassóis de corte em vasos, para dar um ar mais vibrante e prático.

Para que possa desfrutar da beleza dos Girassóis por mais tempo, é essencial que saiba como cuidar deles enquanto flores de corte. Quer aprender a manter os Girassóis frescos e bonitos igual a quando foram colhidos pela primeira vez?

Acompanhe-nos neste artigo onde exploramos dicas simples para manter os seus Girassóis de corte saudáveis e deslumbrantes por mais tempo.

A origem do Girassol

©Florineve – Produção e Comércio de Flores de Corte

O Girassol ou “Helianthus annus”, que significa “flor do sol”, é originário da América do Norte e reproduz-se através das sementes que carrega no centro da flor. Existem várias espécies de Girassóis, desde o que alcança três metros de altura, aos mini Girassóis que atingem no máximo um metro.

Esta é uma flor bastante versátil, já que é possível aproveitar todas as suas partes, nomeadamente as sementes que podem ser incluídas em várias receitas saudáveis ou que podem ser usadas para produzir óleo vegetal.

O Girassol destaca-se pela sua estrutura robusta e resistente, que floresce entre a primavera e o Verão, e pode iluminar os ambientes o ano inteiro.

Como cuidar dos Girassóis de corte

Se gosta de Girassóis e quer incluí-los na decoração da sua casa, é importante que adote algumas medidas para mantê-los mais frescos e bonitos. Fique com algumas dicas da Flores no Cais.

Escolher Girassóis frescos

Comecemos pelo básico: escolha Girassóis que sejam frescos e saudáveis. Existem vários fatores que indicam quais os melhores Girassóis a escolher, como os caules firmes e pétalas com cores vibrantes, sem sinais de descoloração. Evite as marcas castanhas ou Girassóis em que as pétalas já começam a cair.

Outro ponto importante é certificar-se que os Girassóis têm alguns botões ainda fechados e que as folhas tenham uma tonalidade verde e sem danos. Ao comprar na Flores no Cais, está a comprar Girassóis frescos e de produção própria, directamente da Capital da Flor.

Remover o excesso de folhas

Retirar as folhas da cabeça e do caule garante que o Girassol fique mais bonito e consiga extrair o máximo de nutrientes da água. Remova qualquer tipo de folhagem que fique na cabeça e no caule da flor, principalmente a que fica abaixo da linha de água, pois pode decompor-se e criar bactérias que fazem apodrecer o Girassol.

Além das folhas, é importante remover as pétalas murchas ou amareladas, impedindo que se desenvolvam bactérias, que se possam propagar para as outras partes dos Girassóis.

Aparar os caules corretamente

Utilize uma tesoura limpa e afiada para aparar os caules dos Girassóis, isto irá impedir que bolhas de ar se formem e bloqueiem a absoração da água e dos nutrientes. O corte deve ser feito em bisel e tenha cuidado para não esmagar os caules, pois pode prejudicar a absorção dos nutrientes, como também já explicamos neste artigo com 6 dicas para cuidar as suas flores naturais.

Este passo é bastante simples mas um dos mais importantes, que ajuda a manter os Girassóis de corte por longos períodos de tempo.

Manter a água limpa

Manter a água fresca e limpa é essencial para manter os Girassóis de corte saudáveis. Troque a água a cada dois ou três dias, para evitar a propagação de bactérias e utilize água filtrada. Os Girassóis são apaixonados por água, então certifique-se que o nível da água está sempre igual.

Para que a água se mantenha limpa, verifique se caíram pétalas ou folhas mortas na água e se o caule não está a apodrecer, se isto acontecer, troque de água imediatamente.  

Adicionar nutrientes

Tal como nós, os Girassóis precisam de ser alimentados! Quando trocar a água adicione nutrientes para flores ou misture duas colheres de chá de açúcar, com uma colher de sumo de limão, num litro de água, isto irá dar energia aos Girassóis e impedir o crescimento de bactérias. 

Para que haja uma melhor absorção destas propriedades é importante que os Girassóis sejam colocados no recipiente de pé, mantendo-se saudáveis por mais tempo. Ao encomendar os seus Girassóis ou qualquer outro ramo de flores frescas na nossa loja online, incluímos duas saquetas de alimento oferta para colocar na água em mudas distintas de modo a prolongar a vida das suas flores.

Escolher o recipiente e local adequados

O recipiente onde vai colocar os Girassóis deve estar limpo e tem de ser grande o suficiente para os caules não ficarem apertados. Posicione os Girassóis em locais frescos, com temperatura ambiente de 10-15°C, longe de correntes de ar e de janelas com luz solar direta.  

Dica extra: para manter ainda mais a longevidade dos Girassóis, afaste-os de frutas maduras, visto que estas emitem gás etileno que pode acelerar a morte dos Girassóis.

Estas são dicas simples para poder aproveitar a beleza dos Girassóis de corte por muito mais tempo. Embeleze a sua casa com a alegria e a energia radiante dos Girassóis, uma escolha incrível para iluminar qualquer ambiente ou até presentear alguém especial. 

Qual dica que considerou mais útil? Diga-nos nos comentários! 

Poster un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *