• Order on a working day until 4pm, we deliver on the next working day in Portugal.
  • Delivery in 24h
  • Free Shipping from Monday to Friday
  • Directly from the Grower

11 estilos de Casamento: Descubra o seu!

Flores no Cais 28 de July, 2023 2 comments

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano, a temporada dos casamentos! Quer seja clássico ou moderno, o casamento é um marco importante na vida de casal e escolher o estilo certo faz toda a diferença.

Cada vez mais os noivos apostam em casamentos com estilos específicos, que representam tanto a sua personalidade, como os seus sonhos. Se pretendem casar-se e procuram o tema ideal, já se devem ter sentido meio perdidos no meio de tantas referências, mas não se preocupem!

Neste artigo vamos explorar convosco vários estilos de casamento, para que se inspirem para o dia mais importante das vossas vidas.

Como definir o estilo de casamento

Antes de escolherem qualquer estilo, o primeiro passo é definirem o local e a data do casamento. Este é o ponto de partida para criarem o casamento que tanto desejam!

Quando falamos em estilos de casamento, o que está na moda nem sempre é o mais indicado para todos. Esta é uma decisão tomada em conjunto e que deverá refletir a essência e os gostos de cada um, já que se trata de um dia que ficará registado na memória.

Neste dia tão especial, o que querem transmitir além do vosso amor? O vosso lado mais criativo, a vossa paixão por algum hobbie, ou uma mensagem de sustentabilidade?

Outra estratégia é inspirarem-se noutros casamentos. Mesmo que já tenham ideia do estilo de casamento ou, pelo contrário, nenhuma ideia no geral, procurar inspiração nos outros pode ser bastante útil. 

Lembramos que ao definirem o estilo do casamento, é importante considerarem a escolha das flores, isto para personalizarem ainda mais este dia de festa. Cada estilo é mais bem representado por determinadas flores, que com certeza irão criar um ambiente único e especial. 

Os estilos mais populares

Todos os anos surgem novas tendências e novos estilos de casamento. Para que se inspirem para o vosso grande dia, damos a conhecer os 11 estilos de casamento do momento:

Clássico

O clássico nunca sai de moda. Este estilo é caraterizado por uma estética elegante e atemporal, sendo perfeito para casais que fazem questão de seguir todo o ritual do casamento. 

Frequentemente os casamentos clássicos têm uma cerimónia religiosa, deslocando-se depois para a festa, normalmente localizada em quintas, hotéis ou jardins.

Neste cenário, a noiva é uma verdadeira princesa, com o típico vestido longo branco, utilizando acessórios como a tiara e o véu. Já o noivo traz vestido um fato escuro.

Flores e decoração

O estilo clássico é bastante uniforme na decoração. Cores como o branco, dourado, rosa e verde, são os tons de eleição. Predominam elementos como as velas, serviços de mesa elegantes e lindos ramos em vasos de cristal. 

As flores mais utilizadas nas composições florais são as Rosas e Hortênsias, bem como folhagens verdes que ajudam a compor os elegantes arranjos florais.

Romântico

Neste cenário, o casamento de sonho é transportado para a realidade. Envolvidos numa atmosfera delicada, neste estilo todos são transportados para a história de amor dos noivos. 

No casamento romântico, o “sim” é dito em locais que relembram os contos de fadas, em grandes casas, com jardins virados para o mar, ou até em imponentes igrejas. 

A noiva deste casamento usa um vestido de princesa, num tecido fluído, que lhe permite ter movimento, e o noivo usa um fato elegante, que pode ter um toque de brilho.

Flores e decoração

As flores no casamento romântico são o foco da decoração, mesmo para dar o toque de conto de fadas.

Elementos como os centros de mesa e até o bolo de casamento estão repletos de flores, como Rosas e Peónias, que ajudam a criar um ambiente encantador.

Predominam os tons pastel, tecidos leves, velas suspensas e detalhes românticos, como fotografias ou objetos simbólicos, que se ligam à história do casal.

Minimalista

Menos é mais! O estilo minimalista é perfeito para casais que valorizam a simplicidade, mas que não descuram o lado mais elegante da cerimónia. 

O casamento minimalista costuma realizar-se em ambientes claros, ao ar livre ou em locais bem iluminados, com janelas panorâmicas, paredes claras e espaços em aberto, com muita luz natural.

Tanto o vestido da noiva, como o fato do noivo são em tons claros e primam pela simplicidade.

Flores e decoração

Num casamento minimalista, a decoração deve ser clean e discreta, com mobiliário que pode ser moderno e rústico, bem como louças brancas e copos transparentes.

É comum misturar um toque de folhagens com peças mais modernas de metal, para um cenário mais contemporâneo e sofisticado. Flores como as Orquídeas e os Antúrios, são ideais para decorar casamentos minimalistas.

Campestre

Foto de: Emily Aitken

Quem nunca sonhou com um casamento no meio da natureza? O estilo campestre é ideal para os casais que sentem uma grande conexão ao campo. 

Neste tipo de casamento as celebrações ocorrem ao ar livre, sendo o mais importante o convívio entre noivos e convidados, num ambiente descontraído e relaxado.

Quanto ao vestuário dos noivos, optam por roupas claras e fluídas, que transmitam a sensação de leveza e de descontração do meio envolvente. 

Flores e decoração

No casamento campestre a decoração é baseada em elementos orgânicos, como pedaços de madeira nos centros de mesa, pallets como acento, cestos de vime, tecidos florais, folhagens e cores suaves. 

Para um ambiente mais acolhedor, opta-se normalmente por grandes mesas redondas e música de fundo acústica, que evocam a descontração e a paz da natureza.

Os Girassóis, Margaridas e a Lavanda são flores que com certeza irão trazer um ambiente ainda mais charmoso a um casamento rodeado pela natureza.

Vintage

No casamento vintage ou rústico o antigo é moda! Esta é considerada uma das tendências mais originais, onde predominam os estilos vintage e retro dos anos 20 a 80.

O estilo vintage pode ser considerado um estilo sustentável, pois é feito o reaproveitamento de materiais e de decorações antigas.

Os noivos que adoram o estilo vintage, utilizam roupas originais que relembram épocas passadas, podendo até “roubá-las” do armário dos pais.

Flores e decoração

Neste tipo de cerimónias, objetos de aspeto antigo e de tons envelhecidos são a base da decoração. 

Peças que fazem parte da família há anos, como gramofones, máquinas de escrever ou rádios, são elementos que podem servir de apoio a bolos e doces, ou que simplesmente se destacam por si na decoração.

No casamento vintage predominam ainda os tecidos de renda, fitas de cetim e ramos de flores, que harmonizam todo o ambiente e o tornam único. Flores como Cravos e os Antirrhinum evocam a sensação vintage encantadora.

Urbano

Para o amantes do charme da cidade, o casamento urbano é o estilo perfeito. Este casamento pode acontecer num hotel emblemático, num salão ou rooftop, com uma linda vista para a cidade.

No casamento urbano, os convidados são em menor número e o catering é simples, o que significa uma logística mais descomplicada.

O look dos noivos pede um visual mais moderno e arrojado, fora dos padrões comuns do tradicional.

Flores e decoração

Com um ambiente mais clean, o casamento urbano será económico mas elegante, optando-se por peças de decoração contemporâneas, luzes e néon que remetem para a energia da cidade.

O acrílico é o material tendência no que toca a casamentos urbanos, podendo ser explorado em vários pontos decorativos, como placas de boas vindas, menus ou até nas bases para bolos.

Para complementar a vibe moderna e dar um toque mais exótico são utilizadas flores como os Antúrios e as Orquídeas.

Moderno

No casamento moderno as tradições são deixadas de lado. A noiva não precisa de entrar de ramo na mão e a música até ao altar pode até ser engraçada.

Os locais preferidos para os casamentos modernos costumam ser bastante alternativos, como galerias de arte ou cerimónias em rooftops para a melhor vista da cidade.

Ao invés do típico vestido, as noivas optam por fatos e até utilizar ténis, para um look mais descontraído e moderno.

Flores e decoração

A palavra de ordem na decoração moderna é: inovação. Desde o uso de peças de arte aos drones, a decoração poderá ser inspirada em diversas estéticas, desde a mais surrealista até à ficção científica.

A base no estilo moderno são as linhas limpas, um design contemporâneo e detalhes elegantes. São normalmente utilizadas cores mais ousadas, como o preto, branco e dourado.

Flores como os Lírios e os Gypsophila são perfeitos para criar arranjos modernos e impactantes.

Boho

Se vocês são um casal que amam a liberdade e o contacto com a natureza, o estilo boho é para vocês! Este estilo relaciona-se com a geração hippie dos anos 60 e 70, realizando-se os casamentos na praia, no campo ou na floresta, através de uma grande componente espiritual.

Os noivos e os convidados apresentam-se na cerimónia com roupas fluídas e descontraídas, e utilizam-se coroas de flores, onde é dispensado o uso de calçado.

Flores e decoração

Na decoração do casamento boho predominam os estampados étnicos e a utilização de elementos naturais feitos à mão, como o crochê e o macramé. Neste estilo as mesas são corridas, criando a sensação de união entre todos, num ambiente acolhedor com puffs e almofadas.

Para evidenciar a conexão à natureza, estão dispostos inúmeros arranjos florais com Suculentas e flores como Girassóis, Margaridas ou Ranunculus.

Industrial

Porque não casar numa fábrica antiga? Sim, um casamento estilo industrial é sem dúvida para casais irreverentes.

É no meio de uma arquitetura com tetos altos, fios e canos expostos, e paredes desgastadas que muitos casais decidem dizer o “sim”.

Os noivos adotam também um look mais edgy, utilizando cores como o cinzento, preto e azul, e detalhes geométricos com rendas e bordados modernos.

Flores e decoração

A reutilização de objetos industriais é um ponto forte deste estilo, tendo bastantes elementos como o metal, tijolo, cimento, madeiras e pedras. As luzes penduradas criam um ar minimalista sobre os tons neutros. 

Para adicionar um toque natural, são utilizados na decoração ramos com Proteas, que podem ser complementados com um toque elegante da folhagem de Eucalipto.

Ecológico

Foto de: Hugo Coelho

No casamento ecológico, o objetivo do casal é ter uma festa memorável, mas evitar ao máximo o desperdício. Pequenas alterações podem ser feitas, como os convites de casamento, que podem ser digitais ou até o casal chegar de bicicleta à cerimónia.

Quanto à roupa dos noivos, como casamento sustentável que é, serão feitos à base de materiais ecológicos, como o algodão ou seda orgânica, o cânhamo ou até de tecidos reciclados.

Flores e decoração

Os casais que se preocupam com o meio ambiente irão optar por elementos de decoração que possam ser reutilizados. O casamento adquire tonalidades naturais, com o verde, azul, vermelho e bege.

São utilizados de forma abundante elementos orgânicos na decoração, como a madeira, plantas e flores de preferência locais e da época.

Na praia

Casar na praia é um momento realmente mágico, muito pelo ambiente único à beira-mar. A primavera e o verão são as estações ideais para este tipo de cerimónia, sendo aconselhado escolherem uma praia deserta para tornar o casamento ainda mais íntimo e especial. 

A roupa dos noivos deve ser leve e prática, para caminhar na areia com facilidade.

Flores e decoração

Os casamentos na praia têm uma decoração em tons de azul e branco, juntamente com elementos decorativos relacionados ao mar. Móveis vintage, velas, tecidos leves, toldos e tapetes de bambu ou madeira são decorações que harmonizam perfeitamente um casamento na praia. 

Flores como Anémonas e folhagens de Eucalipto ou de Oliveira, são excelentes opções para compor o ambiente romântico e marítimo da cerimónia.

 

Ao planearem o vosso casamento, tenham em conta: o que vos representa enquanto indivíduo e casal, o ambiente em que se sentem mais “em casa” e a atmosfera que desejam criar para os convidados. 

Têm nos vossos planos casarem-se? Qual é o estilo com que mais se identificam? Contem-nos tudo nos comentários.

Post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *