Como manter as Hortênsias durante mais tempo?

Uma das flores mais adoradas do verão são as Hortênsias! Esta é uma flor maravilhosa de diferentes cores e tamanhos em que um único pé será suficiente para fazer um vistão. Ainda assim, é uma flor sensível mas nem por isso devemos achar que a sua durabilidade é a mais reduzida.

A equipa da Flores no Cais fez a experiência com sucesso e por isso trazemos-lhe alguns truques para que as suas hastes de Hortênsias durem mais tempo, vamos às dicas?

Dica 1: Corte as hastes em bissel

Se as suas Hortênsias começarem a murchar, ou para evitar que isso aconteça, deve cortar as hastes em bissel. Fazer um corte na diagonal para retirar cerca de 1-2cm da ponta da haste para que consiga hidratar-se melhor! Se tiver oportunidade, faça este corte com a haste debaixo de um fio de água corrente morna pois previne danos nas extremidades das hastes e aumentará ainda a absorção da água.

Dica 2: Coloque em água morna

A temperatura da água é bastante importante para esta flor. Se puder, coloque as Hortênsias em água morna na jarra imediatamente após o corte, bastam 10-15cm de água morna ou à temperatura ambiente. No entanto, se a Hortênsia tiver sido exposta a temperaturas mais altas e esteja murcha, deverá colocar água gelada e pode até mesmo adicionar alguns cubos de gelo à água.

Dica 3: Sabia que as hortênsias também podem ser hidratadas através das pétalas?

Humedecer as pétalas com água uma vez por dia para garantir uma melhor hidratação e frescura das Hortênsias é outro aspecto importante. Esta flor ao contrário de muitas outras, absorve mais água pelas pétalas do que pelas raízes e hastes. Se tiver um pulverizador, este processo será mais fácil, basta colocar-lhe água e borrifar as suas pétalas todos os dias.

Caso a Hortênsia por algum motivo permaneça murchinha, pode sempre submergi-la em água fria e adicionar até uns cubos de gelo. Dependendo do estado da sua Hortênsia, pode deixá-la submergida entre 2 a 8 horas. Ao retira-la é muito importante sacudi-la cuidadosamente de modo a remover o excesso de água, para evitar que esta fique completamente encharcada e pesada.

Resultado Final

Antes de qualquer outra dica neste artigo, a regra geral para todas as flores de corte é trocar a água da jarra todos os dias, de forma a mantê-las sempre frescas e hidratadas. Se puder, lave sempre a jarra para garantir que não ficam resíduos e bactérias desnecessárias ao conforto da flor.

As Hortênsias murcham, naturalmente, quando precisam de água, mas atenção que se as hidratar em demasia, também pode ocorrer overwatering. Acredite ou não, existe um limite para a quantidade de água, por isso, estas dicas devem ser seguidas de forma equilibrada e moderada.

E por aí? Alguma destas dicas sortiu efeito nas suas Hortênsias ou tem outras que gostaria de partilhar connosco? Conte-nos tudo nos comentários!

Artigos Recentes

1 comentários

Uma resposta

  1. Excelentes dicas! Eu mesma já as apliquei e obtive resultados surpreendentes. Quando tudo parecia perdido, surge uma nova vida apenas com este simples processo de hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Florista a consultar o telemóvel no meio de fores e plantas.

Torne-se um leitor assíduo do blog.

Seja notificado de novos conteúdos em primeira mão e receba 10% de desconto na sua primeira compra.